Buscar

Áreas de instabilidade perdem força no Sudeste nos próximos dias

Sol predomina nas regiões Sul e Nordeste; veja a previsão completa para todas as regiões do país

  • Enviar
Guto Kuerten
Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Instabilidade se afasta e ar seco predomina na região Sul

SUDESTE

Na terça, dia 3, as instabilidades começam a perder força sobre o Sudeste. Ainda há previsão de chuva na maior parte da região, mas as pancadas serão mais isoladas e com acumulados menores. Ainda há previsão de chuva forte em alguns pontos do Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. No extremo oeste Paulista e no norte de Minas, o tempo fica seco. As temperaturas ficam em elevação e faz calor em toda a região.

Na quarta, dia 4, o tempo permanece mais nublado e com chuva a qualquer momento entre o Espírito Santo e o Nordeste de Minas Gerais. Na maior parte do Sudeste, o sol aparece, faz calor e chove de forma isolada durante a tarde. O tempo fica seco no oeste Paulista, no Vale do Paraíba e no centro-sul do Rio de Janeiro. No restante da semana, o calor ganha força no Sudeste e são esperadas pancadas de chuva de forma isolada e com acumulados baixos na maior parte da região.

SUL

Na terça, as áreas de instabilidade se afastam e o ar seco ganha força na região Sul. Na maior parte das localidades, o dia será ensolarado e sem chuvas. Apenas no extremo sul e leste gaúcho chove isolado no fim do dia. No leste do Paraná, áreas de instabilidade provocam chuva fraca. As temperaturas ficam em elevação e faz muito calor na maior parte da região.

Grande parte da quarta será marcada por sol e temperaturas elevadas na região Sul. Porém, no fim do dia, novas áreas de instabilidade provocam chuva isolada em grande parte dos três Estados. As pancadas de chuva serão de curta duração e com acumulados baixos. A condição para chuva é menor no oeste e norte Paranaense e no leste do Rio Grande do Sul, onde o tempo permanece firme. Na quinta, dia 5, o tempo muda em grande parte da região Sul. Uma nova frente fria avança pela região e provoca chuva forte entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, também chove, mas de forma mais isolada. Na sexta, dia 6, a chuva perde um pouco de força, mas ainda atinge todo o Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. Durante o fim de semana, o tempo seco predomina no Estado Gaúcho, mas ainda há risco de chuva forte entre o Paraná e Santa Catarina.

CENTRO-OESTE

Na terça, o canal de umidade formado no interior do país segue mantendo o tempo instável sobre a maior parte da região. Apenas no sul de Mato Grosso do Sul é que uma condição de tempo mais firme predomina com sol entre nuvens. Já no restante deste Estado, em Goiás e também em Mato Grosso são esperadas pancadas de chuva e trovoadas, mas com baixo volume acumulado. As chuvas mais fortes atingem o centro de Mato Grosso. Mesmo com chuva, o calor predomina na região.

Na quarta, as instabilidades perdem força sobre o Centro-Oeste e o sol predomina entre nuvens na maior parte da região, o que permite também rápida elevação das temperaturas e queda na umidade relativa do ar no período da tarde. Segue com condição para chuva entre Goiás, Distrito Federal e centro e sul do Mato Grosso. Na quinta, boa parte de Mato Grosso já fica com tempo firme e as chuvas ocorrem em forma de pancadas isoladas e com baixo volume acumulado.

NORDESTE

O tempo continua seco durante a terça na maior parte do Nordeste. Apenas no extremo oeste da Bahia e no interior do Maranhão ocorrem pancadas de chuva de forma isolada e com fraca intensidade, mas já sem abranger de modo significativo as áreas produtoras. Segue fazendo calor em todas as áreas, condição que também agrava a queda na umidade relativa do ar no interior nordestino.

Na quarta, volta a chover forte no extremo sul da Bahia, região de divisa com o Espírito Santo. Já nas demais áreas do Nordeste, o tempo praticamente não muda e segue com sol, temperaturas em rápida elevação e umidade relativa do ar baixa no período da tarde. Apenas em pontos localizados entre o Maranhão e Piauí é que segue condição para chuva isolada e de baixo volume. Nos próximos dias volta a chover em parte do Nordeste, especialmente entre a Bahia e o sul do Piauí a partir já da quinta.

NORTE

Na terça, a chuva se concentra sobre o oeste e sul da região por conta de um corredor de umidade que é formado na região central do Brasil. Há risco para temporais entre o Acre e Rondônia, com acumulados que passam dos 100mm entre o Acre e o Peru. Chove isolado também em Roraima e no litoral do Amapá e do Pará. Nas demais áreas, o tempo seco e quente predomina.

Mais um dia de chuvas concentradas na faixa oeste da região, entre o Amazonas, Acre e Rondônia. Nos demais Estados do Norte, a situação é típica de verão com sol, muito calor e chuvas em forma de pancadas mais irregulares e com baixo volume acumulado. As temperaturas máximas seguem elevadas, especialmente entre o Pará e o Tocantins. A partir da quinta, as chuvas se espalham pela faixa norte da região, com baixo acumulado, e cessam um pouco entre a faixa sul.

 

SOMAR METEOROLOGIA

  • Enviar

Previsão para os próximos dias

boletim

carregando...

MAPAS

mapa

Fases da lua

  • Nova 30/3
  • Crescente 07/4
  • Cheia 15/4
  • Minguante 22/4

Estações do ano

  • Outono 20/03
  • Inverno 21/06
  • Primavera 23/09
  • Verão 21/12

Próximas transmissões

(C2Rural)

Final do Bocal de Ouro

  • Data:  20/04
  • Início:  09h
  •  
C2Rural - Transmissão e evento de leilões.  Veja mais
(Canal Rural)

VOCÊ NO RURAL

Conheça as nossas vagas e faça parte do principal
veículo de comunicação do agronegócio do país

Canal Rural

© 2011-2014 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados