Buscar

Chuva sobre o Nordeste se restringe ao sul da Bahia, Piauí e Maranhão, diz Somar

Confira a previsão do tempo completa para todas as regiões do país

  • Enviar
Cleriston Dourado Matos
Foto: Cleriston Dourado Matos / Arquivo pessoal
Sul da Bahia tem previsão de chuvas nos próximos dias

PREVISÃO PARA QUINTA, DIA 22

SUDESTE

Nesta quinta, dia 22, continua a condição de chuva entre Minas Gerais e Espírito Santo. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o sol predomina entre nuvens. Apesar da madrugada ainda ser fria em pontos de Minas e São Paulo, o dia será de elevação das temperaturas em toda a região, com previsão de muito calor e baixa umidade relativa do ar no oeste de São Paulo e em Minas Gerais.

SUL

Na quinta, o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul. O dia já começa com nebulosidade, mas o sol ainda predomina, ajudando mais uma vez na elevação das temperaturas. No decorrer do dia, especialmente no final da tarde, a chegada de uma frente fria traz nuvens mais carregadas e provoca pancadas de chuva e trovoadas entre a Fronteira Oeste e partes do Centro, Campanha e Litoral Sul.

Além disso, a chuva vem acompanhada de rajadas de vento em torno dos 60km/h e queda de granizo. Nos Estados do Paraná e de Santa Catarina, será mais um dia com predomínio de sol e poucas nuvens no decorrer do dia. Novamente, à tarde faz de calor.

CENTRO-OESTE

Na quinta, as chuvas mais intensas e o risco de temporais seguem restritos ao norte da região, principalmente em Goiás e no Distrito Federal. Ao sul, o dia começa com tempo firme e poucas nuvens. À tarde, deve haver pancadas isoladas. O dia já começa com sensação de abafamento e, à tarde, os termômetros disparam, principalmente na faixa oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

Na quinta, a chuva em forma de pancada rápida e isolada avança pelos Estados da Bahia, Piauí e Maranhão. Apesar disso, no sul da Bahia ela vem de forma mais forte e generalizada. No restante da região, nada muda, e não há previsão de chuva: a quinta-feira deve ser mais um dia de sol, calor e com baixa umidade do ar.

NORTE

Na quinta, o risco para temporais diminui e as chuvas mais intensas seguem restritas ao sul da região. De forma geral, segue a previsão de pancadas rápidas e isoladas em boa parte da região. No extremo sul, a temperatura máxima entra em leve declínio, já mais ao norte, a temperatura dispara e faz bastante calor.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

No final da sexta-feira, ocorre uma mudança nas condições de tempo na região. A aproximação de uma frente fria interrompe a convergência de umidade. Assim, por conta das áreas de instabilidade associadas à frente fria, no decorrer do dia volta a chover na metade oeste de São Paulo, além de boa parte de Minas Gerais, e também na região entre o norte de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro.

No sábado, devido à passagem da frente fria sobre o Sudeste, há potencial para temporais e chuva forte em boa parte do Estado de São Paulo, acompanhados de descargas elétricas, intensas rajadas de vento e até mesmo queda de granizo. No domingo, essa condição para temporais avança para Minas Gerais e Rio de Janeiro.

SUL

Na sexta, devido ao avanço da frente fria, a chuva forte atinge todo o Estado do Rio Grande do Sul, mas continua sendo mais intensa sobre a região de Fronteira com a Argentina. Além disso, por conta dos ventos fortes e possibilidade de queda de granizo, essa chuva pode causar transtornos a alguns municípios.

Entre Santa Catarina e o Paraná, a aproximação de novas áreas de instabilidade, associadas à frente fria, faz com que ocorram chuvas generalizadas sobre Santa Catarina. No Paraná, a chuva fica restrita à metade oeste do Estado. Além disso, na região de Fronteira com Paraguai, é forte o potencial para temporais, acompanhados de trovoadas, ventos intensos e até mesmo queda de granizo. No leste, ocorre apenas o aumento da nebulosidade.

No sábado, o tempo volta a mudar. A frente fria se afasta do Rio Grande do Sul, mas mesmo assim ainda provoca chuvas rápidas e isoladas entre as regiões Central, Norte, Litoral, Serra e Região Metropolitana. Aos poucos, uma nova massa de ar seco avança pela Fronteira Oeste, deixando o tempo estável. Por outro lado, no sábado, há chuva forte com risco para temporais avança para todo o Estado do Paraná. Há previsão intensos ventos, trovoadas e queda de granizo. Já em Santa Catarina, o risco para temporais é menor.

CENTRO-OESTE

Na sexta, chove de forma generalizada sobre o Centro-Oeste. O risco para temporais diminui, e as chuvas acontecem em forma de pancadas rápidas e isoladas, preferencialmente entre o final da tarde e à noite. No norte da região, o calor perde intensidade. Já na metade sul, o dia continua com sensação de abafamento.

Nos próximos dias, por conta da passagem de uma frente fria no Sul do Brasil, a umidade da Amazônia volta a se concentrar no oeste da região. Assim, volta a chover de forma forte e generalizada.

NORDESTE

A sexta-feira começa com tempo abafado na metade norte, e temperatura mais amena ao sul por conta das chuvas dos últimos dias. À tarde, as temperaturas disparam e, assim, deve ser mais um dia bastante abafado no Nordeste, principalmente entre o Maranhão e o Piauí. No decorrer do dia, segue a condição para chuvas isoladas e de baixo acumulado, entre os Estados da Bahia, Maranhão e Piauí.

A tendência para os próximos dias, até o fim do mês, é que não ocorram mudanças nas condições de tempo na região. Assim, as chuvas mais generalizadas e significativas seguem restritas aos Estados da Bahia, Piauí e Maranhão. Nos demais Estados, as poucas pancadas que ocorrem, são bastante fracas e isoladas, o que contribui para a estiagem, principalmente no Sertão Nordestino.

NORTE

Na sexta, o dia já começa com tempo abafado. No decorrer do dia, principalmente ao sul da região, por conta do tempo mais fechado, a temperatura máxima não sobe muito. Já entre a faixa leste do Amazonas e boa parte Pará, a sexta será mais um dia de temperaturas bastante elevadas, o que causa sensação de abafamento. Além disso, segue a condição para chuvas isoladas por conta do calor e umidade no final do dia em boa parte da região.

Os próximos dias marcam a volta das chuvas mais fortes e generalizadas para o norte. A passagem de uma frente fria pelo centro-sul do país modifica a distribuição da umidade da Amazônia e sobre boa parte do Pará, Amapá e Roraima.

SOMAR METEOROLOGIA

  • Enviar

Previsão para os próximos dias

boletim

carregando...

MAPAS

mapa

Fases da lua

  • Nova 30/3
  • Crescente 07/4
  • Cheia 15/4
  • Minguante 22/4

Estações do ano

  • Outono 20/03
  • Inverno 21/06
  • Primavera 23/09
  • Verão 21/12

Próximas transmissões

(C2Rural)

Final do Bocal de Ouro

  • Data:  20/04
  • Início:  09h
  •  
C2Rural - Transmissão e evento de leilões.  Veja mais
(Canal Rural)

VOCÊ NO RURAL

Conheça as nossas vagas e faça parte do principal
veículo de comunicação do agronegócio do país

Canal Rural

© 2011-2014 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados