Buscar

Chuva retorna à região Sudeste nesta quinta, diz Somar

No Centro-Oeste e no interior do Nordeste, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%; veja a previsão para todas as regiões

  • Enviar
Deise Froelich
Foto: Deise Froelich / Agencia RBS
Segundo a Somar, há previsão de chuva desde a costa de São Paulo até o Espírito Santo

PREVISÃO PARA ESTA QUINTA, DIA 13

SUDESTE

Nesta quinta, há condição de chuva na região oeste de São Paulo, quebrando assim um longo período de falta de chuva na região. Além disso, segundo a Somar, há previsão de chuva desde a costa de São Paulo até o Espírito Santo, incluindo a faixa leste de Minas Gerais. Entre o noroeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro deve fazer calor desde as primeiras horas do dia, com mínima na casa dos 21ºC. No interior do Sudeste, durante o decorrer do dia, a máxima oscila entre 33ºC e 36ºC. Já na faixa litorânea, devido ao tempo fechado, a máxima não sobe muito e no Estado de São Paulo fica na casa dos 21ºC. Já entre o Estado do Rio de Janeiro e o Espírito Santo, a máxima varia entre 25ºC e 30ºC.

SUL

Na quinta, o sol volta a predominar em todo o Rio Grande do Sul, elevando gradualmente as temperaturas. Ainda assim, a Serra segue com mínima de 9°C e máxima na casa dos 18°C. Já no restante do Estado, as máximas oscilam entre 20 e 25°C, deixando a tarde mais agradável. Entre a faixa leste de Santa Catarina e o Paraná, segue a condição de chuva isolada. No planalto catarinense, faz frio pela manhã e a mínima fica na casa dos 9ºC. Já no interior do Estado, o dia começa com temperatura entre 12ºC, e no litoral, na casa dos 15ºC. No decorrer do dia a temperatura entra em elevação e mais uma vez passa dos 33ºC no norte do Paraná. Já na faixa oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a máxima fica em torno dos 24ºC. Em toda a costa da Região Sul, a máxima fica baixa e não passa dos 18ºC.

CENTRO-OESTE

Na quinta, segue a condição de tempo seco, com temperaturas amenas pela manhã e calor pela tarde em todo o Centro-Oeste. A temperatura mínima chega aos 24ºC em algumas localidades do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. À tarde, a máxima passa dos 36°C em boa parte da Região. Já sul de Mato Grosso do Sul, a máxima fica entre 30ºC e 33ºC. Além disso, durante à tarde, a umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% em boa parte da Região. Na faixa leste de Mato Grosso do Sul há condição para pancadas de chuva no decorrer do dia.

NORDESTE

Na quinta, há condição de chuva entre o litoral do Alagoas até Pernambuco, ainda devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Já na costa norte e em boa parte do interior do Nordeste, o tempo permanece seco e ensolarado. Deve fazer calor em boa parte da Região, com máxima de mais de 36°C em boa parte do Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia. No interior da Região, a máxima oscila entre 30ºC e 33ºC. No litoral, a temperatura máxima fica na casa dos 27°C. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20% no interior do Nordeste.

NORTE

Na quinta, o dia começa com temperatura mínima próxima dos 20ºC em toda a Região Norte. No Estado de Tocantins e Roraima, a mínima chega aos 24ºC. Durante a tarde, o calor predomina e a temperatura ultrapassa os 36ºC em boa parte da Região Norte. Apenas no extremo norte da Região, as máximas ficam levemente mais baixas, oscilando entre 30ºC e 33ºC. A instabilidade tropicais que estão sobre a Região provocam chuva rápida e de baixo acumulado em na metade oeste de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e em boa parte do Pará.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

Na sexta, segue a condição de chuva na faixa Oeste, litoral Sul e no Vale do Paraíba em São Paulo. Entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, as chuvas atingem todo o Estado, além da faixa leste de Minas Gerais, volta a chover também na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A mínima fica entre 15ºC e 18ºC em boa parte do Sudeste, mas à tarde os termômetros disparam novamente entre o noroeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro, com máxima na casa dos 36ºC.

Na faixa leste, a máxima varia entre 21ºC e 24ºC. No noroeste de Minas Gerais, a umidade relativa do ar volta a cair, ficando abaixo dos 20%. A tendência é de tempo firme, com presença de sol entre poucas nuvens no Estado de São Paulo para o fim de semana. Já entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o tempo continua instável com pancadas de chuva no decorrer do dia.

SUL

Na sexta, o tempo volta a ficar firme em boa parte da Região Sul. Ainda na faixa leste, entre Santa Catarina e Paraná, há condição para pancadas de chuva isolada no decorrer do dia. As mínimas seguem na casa dos 9°C na Serra, Fronteira Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul e no Planalto Catarinense. Já no Paraná a mínima fica próxima dos 12ºC na Região do Planalto, Centro, Nordeste e Metropolitana de Curitiba.

À tarde, já volta a fazer calor e os termômetros diparam mais uma vez, fazendo com que as temperaturas oscilem entre 30ºC e 33°C no norte e oeste do Paraná. Na faixa oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a máxima chega aos 27ºC. No final de semana uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul trazendo chuvas para a região.

CENTRO-OESTE

Na sexta, mesmo com o aumento da quantidade de nuvens em Mato Grosso, o potencial para chuva permanece baixo e há risco de chuva isolada no norte do Mato Grosso. Já em grande parte do Centro-Oeste o tempo permanece seco e ensolarado. O dia já começa com temperatura bastante elevada na Região do Pantanal, na casa dos 24°C. Apenas no sul do Mato Grosso do Sul, a mínima fica mais baixa, em torno dos 21ºC.

À tarde, a máxima passa dos 36°C em toda a Região, já no Sul do Mato Grosso do Sul e na faixa leste de Goiás a máxima fica na casa dos 33ºC. Segue a condição de baixa umidade relativa do ar em toda a região. No sábado, o calor prossegue, com mínima acima dos 24°C entre o sul do Mato Grosso e o norte do Mato Grosso do Sul. À tarde, a máxima excede os 36°C no Mato Grosso e boa parte do centro e chega aos 33º na metade oeste de Goiás. A umidade relativa do ar fica baixa em toda a Região, segundo a Somar.

NORDESTE

Na sexta, chove fraco em toda a costa leste do Nordeste. A temperatura mínima fica elevada em boa parte da Região, próxima dos 20ºC. Já na costa norte, a mínima chega aos 24ºC. No decorrer do dia, com o sol predominando principalmente no interior, a temperatura passa dos 36ºC na metade sul do Maranhão e em boa parte do Piauí, no interior do Nordeste a máxima oscila entre 30ºC e 33ºC e fica variando entre 24ºC e 27ºC na faixa leste.

A umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20% no interior do Nordeste. A condição de chuva, segundo a Somar, ainda fica restrita ao litoral do Alagoas até Pernambuco. A tendência é que o padrão de distribuição de chuva não mude muito e o calor aumente no decorrer do final de semana.

NORTE

Na sexta, as temperaturas elevadas atingem boa parte da Região Norte, com mínimas superiores aos 20ºC em boa parte da Região Norte. Durante a tarde a máxima excede os 36ºC, com isso a umidade relativa do ar fica baixa no período da tarde, em torno dos 20% no Acre, sudeste do Amazonas, sudeste do Pará, boa parte de Rondônia e no Tocantins.

Há condição de chuva rápida e isolada nos Estados do Amazonas, Acre, metade oeste de Rondônia, Roraima, Amapá e em boa parte do Pará. No final de semana, a condição de chuva prossegue sobre boa parte da Região, durante o dia as temperaturas seguem elevadas causando sensação de abafamento.

SOMAR METEOROLOGIA

  • Enviar

Previsão para os próximos dias

BOLETIM

carregando...

MAPAS

mapa

Fases da lua

  • Nova 25/08
  • Crescente 02/09
  • Cheia 08/09
  • Minguante 15/09

Estações do ano

  • Outono 20/03
  • Inverno 21/06
  • Primavera 23/09
  • Verão 21/12

Próximas transmissões

(divulgação)

Leilão Carapuça, Reconquista e Ribeirão Bonito

  • Data:  31/08
  • Início:  21h
  •  
  •  
C2Rural - Transmissão e evento de leilões.  Veja mais
(Canal Rural)

VOCÊ NO RURAL

Conheça as nossas vagas e faça parte do principal
veículo de comunicação do agronegócio do país

Canal Rural

© 2011-2014 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados