Buscar
METEOROLOGIA
20/08/2012 | 15h59

Terça tem previsão de altas temperaturas em boa parte do país

Chuva generalizada deve atingir algumas áreas do Sudeste, Sul, Norte e Nordeste

  • Enviar
Charles Guerra
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Durante à tarde o calor predomina e a temperatura ultrapassa os 36ºC na região Norte

PREVISÃO PARA ESTA TERÇA, DIA 21

SUDESTE

Nesta terça, dia 21, a massa de ar seco que deixa boa parte do Sudeste com tempo firme permanece. Assim, o tempo praticamente não muda. Os ventos úmidos que sopram do mar provocam nebulosidade e chuva generalizada sobre o Estado do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. A massa de ar seco deixa a temperatura baixa pelo período da manhã, causando sensação de frio no sul de Minas Gerais, com mínima em torno dos 9°C.

À tarde, a máxima chega a quase 30°C entre o oeste de Minas Gerais e oeste e norte de São Paulo. No Rio de Janeiro, a máxima não passa dos 24°C na maior parte dos municípios. E no Espírito Santo a máxima fica próxima dos 27ºC. No norte e oeste de São Paulo e no sul de Minas Gerais durante à tarde os índices de umidade relativa decaem ficando próximas dos 30%.

SUL

Na terça, a frente fria avança e o sistema perde força. Segundo a Somar, deve haver condição de chuva apenas na metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul e oeste do Paraná, mas essa chuva vem com baixo acumulado. A temperatura da manhã fica em torno dos 9°C no oeste do Rio Grande do Sul. Já nas demais regiões a temperatura fica entre 12ºC e 18ºC. Durante a tarde a temperatura fica agradável oscilando entre 24ºC e 27ºC em boa parte da Região Sul.

CENTRO-OESTE

Na terça, o potencial para chuva permanece concentrado apenas em algumas poucas cidades do oeste e sul do Estado do Mato Grosso do Sul. Na maior parte do Centro-Oeste, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura mínima permanece elevada na Região do Pantanal, acima dos 20°C. Apenas no Distrito Federal, faz frio de 12°C. À tarde, a máxima passa dos 36°C no oeste de Mato Grosso e no norte de Mato Grosso do Sul e dos 30°C no norte, oeste e sul de Goiás.

NORDESTE

Terça-feira com previsão de chuva no litoral sul da Bahia. No interior do Nordeste, o tempo segue seco. Durante a madrugada faz frio no oeste e no sul da Bahia e a mínima fica na casa dos 15ºC. Em contrapartida as temperaturas seguem altas pela tarde, passando dos 30°C no interior. Já em toda a costa leste a máxima fica próxima dos 27ºC.

NORTE

Na terça, a previsão é de temperatura mínima próxima dos 18ºC em toda a região Norte. Durante à tarde o calor predomina e a temperatura ultrapassa os 36ºC no Estado Amazonas, Rondônia, Acre, oeste do Pará e sul de Roraima. As instabilidades tropicais que estão sobre a Região provocam chuva rápida e de baixo acumulado em boa parte de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

A quarta começa com temperatura mínima baixa em boa parte do Sudeste, com temperatura próxima dos 15ºC durante à tarde devido aos ventos vindos do quadrante norte e com o sol predominando entre nuvens a temperatura rapidamente se eleva e faz calor, a máxima fica entre 24ºC e 27ºC em boa parte da Região. Até o dia 27 de agosto não há previsão para a mudança da condição de chuva.

SUL

Na quarta, o tempo fica firme e o sol predomina entre nuvens em boa parte da Região, apenas no oeste do Rio Grande do Sul há potencial para o retorno das chuvas. Durante o período da manhã faz frio e a mínima varia entre 9ºC e 12ºC, mas no decorrer do dia a temperatura rapidamente se eleva, causando sensação de calor, a máxima prevista oscila entre 27ºC e 30ºC no interior da Região Sul. Temperatura máxima mais amena entre a costa leste da Região Sul e em boa parte de Santa Catarina. No decorrer da semana a condição de tempo praticamente não muda.

CENTRO-OESTE

Na quarta, a condição de tempo seco e ensolarado se mantém em boa parte do Centro-Oeste. O calor prossegue, com mínima acima dos 20°C no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Já no leste de Goiás, entre Goiânia e Brasília faz frio e a mínima chega aos 12ºC. À tarde, a máxima excede os 36°C no norte de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso e os 30°C no oeste, sul e norte de Goiás. Pelo menos até o final de agosto, o tempo permanecerá seco e ensolarado na maior parte do Centro-Oeste.

NORDESTE

Na quarta, o tempo segue firme e o sol parece entre nuvens em boa parte da Região do Nordeste. Condição de chuva apenas para o sul da Bahia. O dia já começa com temperatura elevada, próxima dos 20ºC e durante à tarde chega aos 36ºC no oeste do Maranhão, nas demais regiões a máxima fica na casa dos 30ºC. Pelo menos até o dia o final de agosto, o padrão de distribuição de chuva não muda muito, prosseguindo sobre o centro e leste do Nordeste, atingindo preferencialmente a Bahia.

NORTE

As temperaturas elevadas se atingem boa parte da Região Norte na quarta e excede os 36ºC, com isso a umidade relativa do ar fica baixa no período da tarde, ficando em torno dos 30% em boa parte do território. Condição de chuva rápida e isolada nos Estados do Amazonas, Rondônia, Acre e no norte do Pará e do Amapá. Até o final de agosto, a chuva prossegue somente sobre o norte da Região e a temperatura elevada predomina em toda a Região Norte ultrapassando os 36ºC.

SOMAR METEOROLOGIA

  • Enviar

Previsão para os próximos dias

boletim

carregando...

MAPAS

mapa

Fases da lua

  • Nova 30/3
  • Crescente 07/4
  • Cheia 15/4
  • Minguante 22/4

Estações do ano

  • Outono 20/03
  • Inverno 21/06
  • Primavera 23/09
  • Verão 21/12

Próximas transmissões

(C2Rural)

Final do Bocal de Ouro

  • Data:  20/04
  • Início:  09h
  •  
C2Rural - Transmissão e evento de leilões.  Veja mais
(Canal Rural)

VOCÊ NO RURAL

Conheça as nossas vagas e faça parte do principal
veículo de comunicação do agronegócio do país

Canal Rural

© 2011-2014 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados