Buscar
METEOROLOGIA
26/07/2012 | 17h53

Frente fria avança pelo Sul e deve provocar chuva nesta sexta

No Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, tempo seco e ensolarado predomina, aponta previsão da Somar Meteorologia

  • Enviar
Artur Moser
Foto: Artur Moser / Agência RBS
Chuva deve atingir Santa Catarina (foto), Paraná e o norte do Rio Grande do Sul

PREVISÃO PARA SEXTA, 27 DE JULHO

SUDESTE

A sexta tem previsão de tempo seco e ensolarado em boa parte da Região. Apenas no oeste e na costa de São Paulo e na costa do Rio de Janeiro, a passagem de uma frente fria causa aumento da nebulosidade, chuva fraca e acentuado declínio da temperatura a partir do fim do dia (situação semelhante à observada na quarta).

A baixa umidade do ar e a altitude elevada deixam a madrugada fria em Minas Gerais, com mínima na casa dos 9°C em vários municípios. À tarde, o calor predomina em boa parte da Região, com exceção do sul de São Paulo, onde a máxima não passa dos 21°C. Entre o noroeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro, a máxima pode chegar a quase 33°C. A umidade relativa do ar permanece muito baixa no interior de São Paulo e de Minas Gerais. A falta de chuva aumenta o risco de queimadas.

SUL

Uma área de baixa pressão dá origem a uma nova frente fria que avança pela costa da Região Sul, provocando chuva no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Chove forte entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, com acumulado de mais de 30mm em alguns municípios (40% da média de julho).

No noroeste do Paraná, a chuva prevista para esta sexta não deve chegar aos 10mm, pouco ajudando no combate ao incêndio no Parque Nacional da Ilha Grande, no rio Paraná.

Já na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado nesta sexta. O frio da madrugada prossegue, com mínimas próximas de 0°C e formação de geadas na fronteira do Estado com o Uruguai. Já no sul de Santa Catarina, a mínima chega aos 6°C, enquanto que no sul do Paraná, faz 9°C. À tarde, a máxima passa dos 27°C no norte do Paraná, oscila em torno dos 21°C no oeste de Santa Catarina e não passa dos 18°C no Rio Grande do Sul.

CENTRO-OESTE

A sexta deve ter tempo seco, ensolarado e quente para época do ano em boa parte do Centro-Oeste. Pela manhã, a mínima oscila em torno dos 18°C na maior parte dos municípios, com exceção do leste de Goiás e Distrito Federal, onde o frio é mais intenso, com mínima na casa dos 12°C.

À tarde, a máxima passa dos 36°C no noroeste de Mato Grosso e dos 30°C em boa parte de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul. As poucas chuvas desta sexta atingem apenas o oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Apesar do baixo acumulado, há risco de ventos fortes. Além disso, a temperatura máxima fica mais baixa no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, não passando dos 24°C no decorrer do dia.

NORDESTE

A previsão é de tempo seco e ensolarado em boa parte da Região Nordeste nesta sexta. Apenas entre o Recôncavo Baiano e o litoral do Ceará, a umidade que vem do mar gera nuvens e algumas poucas chuvas. Faz frio pela manhã no interior da Bahia e no sul do Piauí, com mínima em torno dos 12°C.

À tarde, no entanto, o calor predomina, com máxima de mais de 33°C no oeste do Maranhão e mais de 30°C no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A seca intensa e prolongada registrada em todo o Nordeste faz com que o preço dos alimentos dispare em Pernambuco.

NORTE

A sexta deve ter sol e muito calor na maior parte da Região Norte. As poucas chuvas atingem Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. O calor extremo se espalha com facilidade pela Região Norte e a máxima excede 36°C no sul do Amazonas e boa parte do Acre e de Rondônia nesta sexta.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

SUDESTE

No sábado, uma massa de ar seco mantém o tempo ensolarado e com temperatura elevadas para época do ano na maior parte do Sudeste. Apenas no sul de São Paulo, espera-se maior nebulosidade e algumas chuvas fracas. O frio da madrugada diminui em Minas Gerais, mas mesmo assim a mínima ainda chega aos 9°C em alguns municípios do centro, leste e norte do Estado. À tarde, a máxima passa dos 27°C no norte e oeste de São Paulo e de Minas Gerais, mas não chega aos 22°C no extremo sul paulista.

No domingo, a quantidade de nuvens aumenta em boa parte do Sudeste, mas o potencial para chuva permanece baixo. No decorrer da próxima semana, o tempo ainda permanece seco em boa parte do Sudeste, com exceção do sul e leste de São Paulo e da costa do Rio de Janeiro.

SUL

No sábado, a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica favorece o retrocesso da chuva na Região Sul. As precipitações atingem boa parte do Rio Grande do Sul, todo o Estado de Santa Catarina e o centro e sul do Paraná. Chove forte sobre o noroeste do Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 20mm em alguns municípios. O frio diminui no Rio Grande do Sul, com mínima em torno dos 3°C em boa parte do Estado.

Já no sul de Santa Catarina, faz 6°C, enquanto que no sul e oeste do Paraná, os termômetros oscilam em torno dos 9°C. À tarde, a temperatura também sobe em relação aos dias anteriores, com máxima de 21°C no Rio Grande do Sul, 24°C no oeste de Santa Catarina e quase 30°C no noroeste do Paraná.

No domingo, a chuva continua sobre boa parte da Região Sul, sendo forte entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na próxima semana, percebe-se um padrão mais típico de bloqueio, com chuva forte e persistente sobre a Região Sul. O acumulado chega aos 100mm entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.

CENTRO-OESTE

Sábado com previsão de sol e calor em boa parte do Centro-Oeste. As poucas chuvas atingem apenas o sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. A madrugada fica um pouco mais agradável, com mínima entre 16°C e 17°C em boa parte da Região. Apenas no centro e leste de Goiás, Distrito Federal e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o frio será mais intenso, com mínima em torno dos 12°C.

À tarde, a máxima passa dos 36°C no noroeste de Mato Grosso, dos 33°C no norte de Mato Grosso do Sul e dos 30°C em Goiás. No domingo, esperam-se mais nuvens que chuva sobre Mato Grosso do Sul. Na próxima semana, o tempo ainda permanece seco, ensolarado e quente em boa parte do Centro-Oeste.

NORDESTE

O sábado deve ter tempo seco e ensolarado no Nordeste. As poucas nuvens e chuva atingem parte do Recôncavo Baiano, litoral de Alagoas e de Pernambuco e centro e norte do Ceará. O frio da madrugada diminui no interior da Região, mas mesmo assim, a mínima chega aos 12°C em alguns municípios do oeste e sul da Bahia. À tarde, o calor predomina em todo o Nordeste, com máxima de mais de 33°C no oeste do Maranhão e mais de 30°C no Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

No domingo, espera-se tempo seco e ensolarado em boa parte do Nordeste, apesar de julho ser um dos meses mais chuvosos do ano na costa leste da Região. Na próxima semana, até volta a chover no leste do Nordeste, mas o acumulado será baixo entre o centro e leste da Bahia e a Paraíba.

NORTE

Sábado com sol e calor em boa parte da Região Norte. As poucas chuvas atingem a costa da Região, além do oeste e norte do Amazonas e parte do Estado de Roraima. Faz muito calor, com máxima de mais de 36°C no centro e sul do Amazonas e boa parte do Acre e de Rondônia. No domingo e ao longo da semana que vem, o calor predomina em todo Norte, com chuvas isoladas sobre partes do oeste e norte da Região.

SOMAR METEOROLOGIA

  • Enviar

Previsão para os próximos dias

boletim

carregando...

MAPAS

mapa

Fases da lua

  • Nova 27/5
  • Crescente 05/7
  • Cheia 12/7
  • Minguante 26/7

Estações do ano

  • Outono 20/03
  • Inverno 21/06
  • Primavera 23/09
  • Verão 21/12

Próximas transmissões

(Divulgação)

33° Exposição Nacional do Mangalarga Marchador

  • Data:  23/07 a 02/08
  • Início:  8h
  •  
C2Rural - Transmissão e evento de leilões.  Veja mais
(Canal Rural)

VOCÊ NO RURAL

Conheça as nossas vagas e faça parte do principal
veículo de comunicação do agronegócio do país

Canal Rural

© 2011-2014 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados